Terapia Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional é o profissional responsável pelo tratamento e reabilitação de pessoas de todas as idades, de modo a facilitar e capacitar para a realização das atividades do dia-a-dia que as mesmas deixaram de poder fazer, por força de alguma condição clínica (motora, cognitiva, emocional ou social).
Qual o objetivo da Terapia Ocupacional?
Embora as nossas ocupações se vão modificando ao longo da nossa vida, de acordo com a idade e os nossos diversos contextos, são estas que dão significado aos nossos dias, sejam elas brincar na creche ou na escola, para um bebé;estudar e participar nas atividades das diversas aulas, sair com os amigos e fazer desporto, para uma criança ou adolescente; ter um trabalho e umaa vida independente, para um adulto! Por isso, quando, por algum motivo deixamos de poder realizar as nossas atividades do dia-a-dia ou ocupações, isto pode ter um efeito devastador na nossa saúde mental e na nossa vida! Assim, o principal objetivo do Terapeuta Ocupacional é capacitar cada pessoa para que seja capaz de realizar as atividades do dia-a-dia que são significativas para si.
Quais os principais benefícios da Terapia Ocupacional?
Sendo a capacitação para as atividades a principal área-chave de atuação destes profissionais, o Terapeuta Ocupacional pode desempenhar um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida e na felicidade de cada um, sempre que a realização destas atividades esteja comprometida. Este comprometimento pode ser decorrente de lesão, como é o caso de síndromes, paralisia cerebral, Perturbações do Espetro do Autismo, AVC, Alzheimer, Parkinson, esquizofrenia, doença bipolar, depressão; ou ainda decorrente de alterações como atrasos de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, hiperatividade e défices de atenção, entre outras!
Em cada situação, e na +Physio pode contar sempre com isso, a nossa prioridade é perceber os fatores na origem de cada problema e trabalhar sobre isso, potenciando a capacitação e a participação, com a máxima qualidade, autonomia e independência!