Pilates Clínico

Nos dias de hoje, pelos seus excelentes resultados, o Pilates é uma tipologia de treino com imensa procura e também oferta. Encontramos classes num ginásio, numa clínica fisiátrica, em centros de ‘Wellness’, ou até mesmo em meio hospitalar.

O que se constata é que o tipo de população que originalmente começou a trabalhar com este método (bailarinos e ginastas), não é o mesmo que procura a sua utilização no presente. Idosos, grávidas e casos clínicos com dor lombar ou disfunções na articulação sacroilíaca, são algumas das histórias mais comuns na utilização destes exercícios.

Assim sendo, surgiu a necessidade de modificar os mesmos, decompondo cada exercício em diferentes níveis de dificuldade, para que cada indivíduo possa iniciar a sua recuperação e aprendizagem em graus mais simples e ir evoluindo de acordo com as suas capacidades e melhorias. Deste modo, o Pilates Clinico tem sido aplicado no sentido de prevenir e tratar alterações posturais, lesões músculo-esqueléticas e neurológicas. Quando utilizado corretamente e frequentemente modifica o nosso corpo de forma positiva. Desta forma, se pretende aumentar a sua flexibilidade, fortalecer a sua musculatura profunda e superficial, melhorar o equilíbrio, e acima de tudo se pretende otimizar o seu bem-estar, preenche os critérios para experimentar esta técnica e começar a sentir os seus benefícios!