Osteoetiopatia
A Osteoetiopatia é uma área de avaliação e intervenção de disfunções neuro-músculo-esqueléticas, que faz uso de um conjunto alargado de técnicas, tendo como base a Fisioterapia, a Osteopatia e a Quiropraxia, aglomerando ainda outras técnicas como cinesiologia aplicada, terapia visceral e craniana e posturoterapia.
A diversidade de conceitos por trás da Osteoetiopatia faz com que este seja um conceito integral de avaliação e tratamento, que tem como principal objetivo conhecer e interpretar cada pessoa como um todo, tendo como principal foco identificar a real origem da disfunção, para depois tratar e resolver a origem do problema que o traz até nós.
Qual é o objetivo da Osteoetiopatia?
O principal objetivo de uma consulta de Osteoetiopatia é identificar e tratar a real causa da sua disfunção. Mais do que tratar os seus sintomas e olharmos única e exclusivamente para a sua dor, a sua disfunção ou a sua alteração, a abordagem segundo este Conceito permite-nos resolver de forma eficaz e definitiva a origem dos seus sintomas.
Quais são os principais benefícios da Osteoetiopatia?
A abordagem segundo o Conceito Osteoetiopático tem inúmeros benefícios, atendendo à diversidade de áreas de atuação que tem como base e devido à variedade de técnicas que engloba. Desta forma, conseguimos uma abordagem global e integral da pessoa como um todo e com todas as suas dimensões: neuro-músculo-esquelética, visceral, craniana, postural e biomecânica. Tudo isto, aliado às competências trabalhadas ao nível do raciocínio clínico, permitem-nos fazer uma relação mais aproximada entre a sintomatologia presente e a origem da mesma. Assim, conseguimos ser mais diretos na abordagem do problema e mais efetivos na sua resolução.