Terapia da Fala

O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e todas as perturbações relacionadas com a função visual, auditiva, cognitiva, oro-muscular, respiração, voz e deglutição. Salienta-se o facto de a comunicação englobar toda as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas de comunicação não verbal.

 

Áreas de intervenção:

  • Linguagem- Intervém junto de pessoas que apresentem ou venham a apresentar dificuldades no envolvimento da linguagem, tanto na compreensão como expressão, e nas lesões adquiridas da linguagem após lesão cerebral (Ex: AVC).
  • Comunicação- Intervém junto de pessoas com perturbação da comunicação, incluindo as que apresentam necessidade de meios aumentativos ou alternativos à comunicação através da fala (símbolos, gestos, escrita).
  • Articulação- Intervém com pessoas que têm ou podem vir a ter dificuldade em articular um ou mais sons da fala (Ex: dificuldade na produção do /L/, sigmatismo lateral, sigmatismo interdental…)
  • Motricidade orofacial- Intervém junto de pessoas que apresentem ou possam vir a desenvolver alterações estruturais e funcionais da face e do pescoço (Ex: consequências funcionais da maloclusão dentária ou consequência de AVC).
  • Voz- Intervém junto de pessoas que apresentem ou poderão vir a apresentar alterações ao nível vocal que impressão a produção natural da voz (Ex: rouquidão).
  • Deglutição- Intervém junto de indivíduos com dificuldades na alimentação/ deglutição ou que possam vir a desenvolvê-las, assegurando uma alimentação e hidratação seguras.